No começo da aula, o professor Claudio falou um pouco sobre os capítulos. Ele se focou principalmente o conceito de plágio, copy rights e citações de outros artigos.
Nessa sala discutimos o exemplo do capítulo 9, que era de como administrar salas de aula. Antes disso, um dos alunos comentou que usou o scheduling em uma empresa para modelar o problema. Em seguida, foram levantadas as seguintes restrições:
- 4000 cursos
- 250 salas
- números de cadeiras maior ou igual ao número de alunos
- não pode ter número de cadeiras muito maior que o número de alunos
- requerimentos especiais: laboratórios, projetor, mirofone, layout do grupo
- sala perto da sala de professores
- aulas consecutivas próximos
- cursos regulares com prioridade
- horário nobres
- 60% das aulas no horário nobre
- 2 particionamentos: 9x1h ou 6x 1h 30min
A pergunta que ficou no ar, durante algum tempo, quando que esse problema é levantado: depois que já tenho os horários ou dados os recursos, quero mostrar um horário.
Durante a discussão, um outro aluno citou vários problemas que envolvem escalonamento de aulas, por exemplo, um professor já deu esse horário no semestre anterior e esse semestre ele não quer dar, ou ainda, um aluno x que é judeu, não pode ter aulas na sexta-feira a noite por causa de sua religião.
Foram levantadas também algumas restrições de Curso, como, estimar a quantidade de alunos, horário e os requisitos para cursar o curso.
Também foram citadas, algumas restrições humanos, como, "naquela lá não", reformas inesperadas, alunos/professores especiais, quando colocamos esses problemas na modelagem, o nosso modelo "explodem", pois a quantidade de possibilidades de entrada é enorme ou até esse problema pode se tornar insolúvel, uma vez que temos uma quantidade enorme de restrições.
No lado humano, podemos dar sugestões, fazer negociação, fazer uma primeira modelagem e deixarem os problemas aparecerem e depois resolvê-las e aí surge um problema, como posso colocar esses tipos de restrições no nosso sistema.
No final da aula, foi discutida, en passant, sobre a diferença entre Algoritmo e Sistema. Em geral, algoritmos resolvem uma parte do sistema e portanto, sistema é muito mais abrangente, ou seja, ele possui uma complexidade muito maior que o algoritmo.